Ilhéu de vila franca do campo

ILHÉU DE VILA FRANCA
A área protegida do Ilhéu de Vila Franca do Campo situa-se mesmo em frente à Vila a que deve o seu nome, a menos de 500 metros da costa. Este local oferece diversos e excelentes mergulhos para mergulhadores com qualquer grau de experiência, sendo também um óptimo local para fazer sorkelling. No interior do ilhéu encontramos uma grande baía (cratera do vulcão extinto originado há mais de quatro mil anos), onde é também possível fazer snorkelling.
O ilhéu oferece vários circuitos de mergulho, ao longo das grandes fendas e canyons, podendo-se escolher o local para a imersão de acordo com a direcção da ondulação.
Devido ao seu estatuto de zona protegida encontramos uma excepcional abundância de espécies como castanhetas-amarelas (Chromis limbata), peixes-rainha (Thalassoma pavo), garoupas (Serranus atricauda), vejas (Sparisoma cretense), bodiões-vermelhos (Labrus bergylta), peixes-cão, moreias, polvos (Octopus vulgaris) e meros (Epinephelus marginatus). No fundo de areia muitas vezes encontramos ratões (Dasyatis pastinaca) enquanto que na coluna de água são comuns os cardumes de encharéus (Pseudocaranx dentex), bicudas (Sphyraena viridensis), lírios (Seriola rivoliana), e anchovas (Pomatomus saltator).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gerês, um tesouro por descobrir.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos maiores tesouros de Portugal. A sua beleza é inesgotável e para o con...

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...