Feira da Foda 2023

A Feira da Foda 2023 já está agendada. Este ano acontece de 17 a 19 de março. Ninguém vai querer perder a oportunidade de visitar a freguesia de Pias e de conhecer os encantos da Feira da Foda que é uma experiência imperdível.

O nome

O nome picante do evento destaca-se pela ousadia. Pode dizer-se que é mais picante que uma malagueta ou wasabi. A origem do nome Feira da Foda está relacionada com o nome do prato mais típico do concelho.

O prato especial é de Cordeiro à Moda de Monção. Este prato típico foi elevado a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. Ora, este prato típico é conhecido pelos locais como Foda à Monção. Por isso, foi este prato que inspirou o nome de Feira da Foda.

A lenda

Segundo reza a lenda local, a denominação peculiar de Foda à Monção teve origem nas feiras que se destinavam à compra de animais. Naquela zona do País, realizavam essas feiras com frequência.

No entanto, os vendedores menos honestos davam sal aos rebanhos para que estes animais se enchessem de água e assim pudessem parecer mais gordos. Posteriormente, quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, expressavam a sua desilusão: “Que grande foda!” E foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Feira da Foda 2023

A Feira da Foda 2023 já está agendada. Este ano acontece de 17 a 19 de março. Ninguém vai querer perder a oportunidade de visitar a freguesi...

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...